12 outubro 2017

Anunciai a boa nova

De entre todos os meus rituais, uns mais excêntricos que outros, o que me vem de tempos mais recuados é a leitura de, pelo menos, um par de obras do Nobel da Literatura do ano, e com isto descobri Szymbrorska, Jelinek e Transtromer, para os esquecer quase de imediato, não precisei de reler Saramago nem Dario Fo nem Vargas Llosa, falhei Dylan propositadamente, que isto dos rituais sagrados também tem as suas excepções e, era isto que vos queria dizer, desde Pamuk não me deslumbrava tanto com um Nobel da Literatura como me está a deslumbrar este Ishiguro que estava a ganhar pó num canto escondido da minha estante, restando-me penitenciar-me pelo muito tempo que demorei a dar-lhe uma oportunidade.

10 comentários:

  1. Que não se deixe de fora, não se ponha de lado, apenas por ser diferente o galardoado*. O excêntrico - chamemos-lhe assim - prémio Nobel da Literatura 2016, Bob Dylan.

    Pode ser!? :)

    https://www.youtube.com/watch?v=G58XWF6B3AA

    Bom Dia, Pipoco.


    *[não era para ali chamado? não se devia misturar? autores, neste caso um poeta, que fazem música com autores que "unicamente" são escritores? talvez! mas, That's the way this story goes.]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo13.10.17

      A menina sempre a defender o insustentável.

      Eliminar
    2. Anónimo, sabe, é simples; não me choca o Nobel a Bob Dylan. Choca-me deveras, Anónimo, a pobreza de espírito.

      Eliminar
  2. Anónimo12.10.17

    Já agora, sr dom Pipoco, de Pamuk o que é que é muito bom?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo12.10.17

    foi o do 1.º filme?

    ResponderEliminar
  4. Cláudia Filipa12.10.17

    Este ano só consegui ler livros (e apenas acabar um e começar outro) na praia, só aí consegui mergulhar neles, fora isso, os livros foram ficando ali, à minha espera, com o marcador sempre no mesmo sítio e eu numa desinquietação, que não me permitia a concentração, o sossego, para ler. Não estou a gostar mesmo nada, nada, desta minha não vontade de ler livros. Estou com esperança que seja só este excesso de verão que me anda a afastar deles, estou a apostar todas as minhas fichas no regresso do frio e da chuva, principalmente da chuva, já estou com tantas saudades de chuva, ela a cair certeira e eu totalmente mergulhada num livro e o resto do mundo completamente esquecido. Que saudades.

    (Já agora, lembra-se de uma sua leitora, toda ela fanfarronice, que lhe disse que leria Ulisses até ao final deste ano, sem dúvida? Pois sei, de fonte segura, que esse livro encontra-se em cima de uma mesa com o marcador na página 192... e estamos em Outubro...)

    ResponderEliminar
  5. "(...) não precisei de reler Saramago (...)"

    Por curiosidade: porquê?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo12.10.17

      posso arriscar uma resposta, Filipe?
      porque já o tinha lido...?
      (isto tendo em conta a informação que Pip disponibiliza no próprio texto...)

      Eliminar
    2. Cláudia Filipa12.10.17

      Pois, Filipe Gomes, o texto do post responde à sua pergunta...

      Eliminar
  6. Anónimo13.10.17

    Com um texto tão eloquente, ficou clara e divulgada a boa nova...
    ...Alegrai-vos Nobel da Literatura, o meu querido Tio pode tardar em ler-vos, porém nunca falha. Salvo, se A Academia sueca misturar alhos com bugalhos. É isto Tio Pipoco?

    Bom fim-de-semana.

    M.A.

    ResponderEliminar